domingo, 28 de novembro de 2010

MOQUECA CAPIXABA (RECEITA ORIGINAL)


Olá pessoal!!! Desta vez vou apresentar uma receita típica da culinária capixaba " a moqueca". Sei que receita de moqueca existe aos montes na internet, porém esta eu consegui através de uma matéria que saiu no jornal A Gazeta, onde a publicação dizia que esta receita, após diversas pesquisas, seria a original. Segue abaixo um pouco da história sobre a receita. Espero que gostem!!!

O Nome "moqueca" vem do tupi e quer dizer: assar lentamente.
O nome do prato que é símbolo da cultura capixaba vem de uma palavra indígena: moquear, que em tupi significa assar em fogo lentamente - que é o modo de preparo da moqueca tradicional. Os índios abriam um buraco na terra, colocavam folha de bananeira e a terra pra cozinhar. O ritmo é lento, assim como na panela de barro, que demora pra esquentar e esfriar. Mas existe uma outra possível origem para o nome: a palavra africana mukeka, que quer dizer caldeirada.

INGREDIENTES:
- Peixe do litoral capixaba (badejo, robalo, papa-terra, namorado ou dentão);
- Tomate;
- Cebola;
- Coentro;
- Alho;
- Óleo de urucum ou colorau;
- Limão;
- Azeite;
-Sal.

MODO DE PREPARO:
A moqueca deve ser preparada em uma panela de barro. Limpe e corte o peixe em postas e deixe numa vasilha com suco de limão e sal. A cabeça será usada para o pirão. N panela de barro coloque o azeite, alho, cebola, coentro, tomate e urucum. Em seguida, arrume as postas lado a lado, sem sobrepor. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque umas poucas gotas de limão. Cubra com coentro picado. Sirva acompanhado de pirão e arroz.

3 comentários:

humm... deve ficar uma delícia, qq dia me arrisco a fazer rsrs. Bom fim de semana pra família.

Serei hoje muito sincera!
NÃO gosto de peixe!!!!!!!

Mas, gente, tendo um marido tão maravilhoso na cozinha, não é elogio por ser meu esposo não hein!!
Tenho que admitir, estou passando a saborear os pratos a base de peixes.
Já me rendi o salmão assado marvilhoso!! E agora, quem diria...moqueca... a vida dá voltas!!

Parabéns por mais um sucesso de receita!!!

Beijos amoreco!

oi Marcus, aguardo anciosa e curiosa rsrs, por meus mimos. Não se preoculpe, minha vida tbm esta uma correria, final de ano, finalizando encomendas... assim que chegar te aviso.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More