sexta-feira, 10 de setembro de 2010

KIBE ASSADO

Essa receita eu procurava faz tempo, pois testei várias outras sem resultados satisfatórios. Um dia no meu horário de lanche no trabalho, vi o meu colega Marcos Venturott saboreando um delicioso kibe assado, não resisti e perguntei se era comprado ou caseiro. Pedi a receita imediatamente, e a Irma, sua esposa, cedeu gentilmente e autorizou a compartilhá-la com todos no meu blog. Espero que aprovem, pois realmente é uma delícia.
INGREDIENTES:
- 1 kg de carne moída (patinho ou alcatra);
- 1/2 kg de triguilho (Trigo para Kibe);
- 1 cebola grande bem picada;
- Hortelã bem picado;
- Sal;
- Pimenta do Reino a gosto;
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.
MODO DE PREPARO:
- Deixar o triguilho de molho em água filtrada por 1/2 hora;
- Escorrer e espremer bem o triguilho;
- Misturar bem o triguilho escorrido aos outros ingredientes (amasse bem com as mãos ou passe em um moedor até ficar uma massa homogênea;
- Estender metade da massa em uma travessa, regar com um pouco de azeite e colocar o recheio de sua preferência (carne moída, queijo e presunto, azeitonas, etc) e por cima do recheio estender a segunda metade da massa. Regar com azeite e levar ao forno (200°) já aquecido por cerca de 20 a 30 minutos.
DICA:
Fica melhor se fizer alguns cortes por cima antes de levar ao forno.
Receita cedida gentilmente pela Irma Iunes Miranda.
Glitter Text - http://www.glittertextgraphics.com

5 comentários:

Como uma boa descendente arabe, amei a receita, e esta exatamente como eu gosto. Eu uso mais alho e mais cebola e azeite a vontade...rsrs
Mas está maravilhosa a sua apresentação.
Passe no meu para pegar um selinho que deixei para vc.
abraços para vc e sua esposa e continue postando essas delicias que servem de inspiração.

Olá Marcos!!!
Eu exoerimentei a receita do Kibe assado e achei uma delicia...
obrigada pela partilha e que Deus o ajude a realizar o seu sonho, de ser chefe de cozinha... um abraço com carinho para si e sua familia...

Olá, boa noite Marcos! Muito boa receita, eu e a Fatinha já conhecíamos, você muda alguma coisa, mas é isso mesmo, cozinhar é uma arte, e, portanto temos que criar também, ai vai uma receita diferente que há muito tempo eu não faço. Á receita é de carne de sol, é para você preparar a carne e também o prato, compre uma bola da alcatra, corte em mantas de 3 a 4 cm, aproveitando toda largura da peça, forre um tabuleiro com uma camada de 2 cm de sal grosso do mais fino possível, existe no mercado, é o de churrasco mesmo. Agora você vai colocar a carne (as mantas) no tabuleiro já com o sal e, colocar, cobrir a carne com a mesma quantidade de sal, que deve dar no total uns 3 kgs ou ate mesmo um pouco mais, agora vem o pulo do gato, durante o dia deixe em um lugar ventilado e, a noite leve para o sereno, ponha em um varal, como se fosse roupa, repita isto o quanto você quiser, o mínimo são três dias e, o Maximo não tem, toda carne salgada não deve ir ao fogo com água, você deve dessalgá-la em água fria, trocando essa água de 3 em 3h00 min. Em 12h00min. Estará dessalgada, no ponto para o preparo, se for fritar, deixe-a só dourar, se for levar a churrasqueira, tempere a seu gosto envolva em papel alumínio, deixe em uma altura de uns 60 cm da brasa e em 3:h00min. Estará no ponto, tenho algumas receitas boas, vou enviar em breve, abraços
Arturo e Fatinha

Eu provei!!! Estava delicioso, como todas as comidas que vc faz! Parabéns!

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More